terça-feira, 4 de janeiro de 2011

USB PIC DevBoard

As placas de desenvolvimento por porta série já são tecnologia do passado. Apesar de ainda serem muito usadas o USB veio para ficar e só trás vantagens. Na maioria dos novos portáteis a porta série não existe o que torna as coisas mais difíceis pois tem que se ter um cabo USB-RS232 para usarmos uma placa de desenvolvimento com porta série. Ao ter-se uma placa de desenvolvimento por USB eliminamos a necessidade de uma fonte externa como acontecia na porta série pois o USB já possui alimentação. As placas de desenvolvimento podem ser feitas de duas maneiras, a primeira é usar um chip que converta USB para a porta série do micro tal como o FT232R da FTDI, ou usando um micro que já possua um módulo USB que é o caso. Usando um PIC18F4550 criei uma placa de desenvolvimento por USB em que os periféricos podem ser alimentados da placa e por sua vez a placa da porta USB.
Desenvolvi então uma placa que é um clone numa versão mais simples da PICDEM FS-USB DM163025 da microchip.

Placa desenhada em eagleCAD + bootloader PIC18F4550 + HEX Loader (Download)
O PIC usado nesta placa possui 40 pinos porém usando um adaptador de 40 para 28 pinos (usado na PIC DevBoard) podem ser usados PIC's com módulos USB mas com menos pinagem tal como o PIC18F2550. O PIC não funcionará se for só ligado à porta USB, tal como na porta série é necessário um bootloader USB e das duas uma, ou se arranja um bootloader já feito para o PIC a usar ou compila-se a biblioteca USB (MCHPFSUSB Framework) fornecida no site da microchip.
O projecto do bootloader é encontrado na pasta \Microchip Solutions\USB Device - Bootloaders\Vendor Class - MCHPUSB Bootloader\Bootloader - Firmware for PIC18F4550 Family Devices e no qual terão que ser feitas modificações para se adaptar ao PIC em questão. No caso do PIC ser o PIC18F4550 não serão necessárias modificações.
Depois do bootloader carregado através de um programador e ligada a placa ao PC o Windows vai pedir para instalar um driver que se encontra na pasta \Microchip Solutions\USB Tools\MCHPUSB Custom Driver\MCHPUSB Driver\Release.
Depois de executados os passos em cima a placa está pronta para receber os ficheiros .hex que podem ser carregados através do programa PDFSUSB.exe que se encontra na pasta \Microchip Solutions\USB Tools\Pdfsusb.
No fim fica-se com uma placa de desenvolvimento que usa a tecnologia USB em vez da tecnologia RS232 e com uma construção fácil e com todos os pinos acessíveis, ideal para pequenos protótipos.

Sem comentários:

Enviar um comentário